terça-feira, 29 de setembro de 2009

Entre preconceitos e baixos


No post sobre jogos de videogame eu citei o jogo Rock Band, e comentando o jogo disse que você pode ser guitarrista, baterista e vocalista. Por uma falha minha não citei que o jogador pode escolher ser baixista. Bem, mas um dos leitores me alertou sobre essa minha falha. Ele não se identificou, mas fico grato a ele. Como forma de me desculpar eu resolvi falar da importância do baixista numa banda.

Bem primeiro eu não sou músico, mas sei que é o baixista quem da ritmo a música, ele que da a pegada que a banda tem que ter. E pra isso ocorrer, ele tem que fazer sua levada de forma concisa com a bateria. Aproveitei e li alguns fóruns sobre música e peguei algumas opiniões. Esses fóruns tem umas idéias bem legais e acho que ajuda na hora da teoria musical. Bem, vou postar aqui algumas opiniões que apresentaram. Quero lembrar que não entendo de música e por isso utilizo a opinião de quem entende.

"O bom baixista tem que ter pegada e conhecer realmente o contra-baixo, não o instrumento dele em si, mais sim o instrumento como um todo e isso envolve técnica, harmonia, ouvido, etc...E quando falo pegada não é simplesmente bater o dedo nas cordas e tirar o som, não pelo contrario é como se ele conseguisse intercalar a força da mão direita com o jeito de pegar nas cordas com a mão esquerda (ou vice-versa) fazendo com que cada nota soe com um som limpo e não aquela coisa abafada e sem vida." (por GugaBass)

"Na minha opinião, um bom baixista é aquele que faz bem seu trabalho na cozinha, mas não só isso, que também se destaque com criatividade e feeling. Pra mim não adianta saber fazer mil e uma técnicas diferentes, mas na hora de tocar em conjunto não aplicar nada, não saber criar nada interessante." (por Saito)

Bem, escolhi esses dois por possuírem os melhores embasamentos teóricos sobre a função do baixista. Se você quiser mais pode conferir em http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/2/158352/ que é o site onde pesquisei essas informações. Existem outros também que possuem boa qualidade, mas como eu disse é nos fóruns que encontramos a teoria de quem lida com essas funções.

Pra concluir quero deixar aqui uma troca de idéias. Se você é baixista e lê esse blog, põe ai nos comentários a sua opinião sobre o melhor baixista atualmente.

2 comentários:

Everton Siqueira disse...

Minha opinião rs:
Tirando o excesso de sentimentalismo na descrição da "função do baixista", tirado do fórum cifraclub hehe...
Outra coisa, numa orquestra, por exemplo (com baixo), não seria o baixo que ditaria o ritmo, e sim o maestro (apenas um detalhe)...
Nunca tinha visto esse blog, sempre que tu avisar pelo Twitter, vou vir visitar e comentar aqui!

Valeu

Anônimo disse...

eu já lia esse blog sempre, mas agora que eu contribui pra ele vou ler mais ainda

não me identifiquei antes, mas faço agora

Guilherme Duso