quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Saga da Garrafa

Defendo um marketing inovador, hoje chamados por muitos como "virais". O que nada mais é a conversar de um pra outro e pra outro e pra outro. É a propaganda de boca-em-boca, mas com a utilização da internet. Ontem como por um lance do destino fui vitimado por um desses marketings.

Eu explico. Estava dando uma olhada em um dos meus habituais sites de tiras em quadrinhos, os Irmãos Brain (não conhece? então acessa: www.irmaosbrain.com.br ) e numa das tiras Id_brain tenta abrir uma garrafa de Coca-cola. Até ai tudo bem, mas ao final, não conseguindo abrir a garrafa o personagem de outra tira chega no final e leva a garrafa embora. Ai começou minha busca pelo final da história.

Passei por diversos blogs de desenhistas que trabalham na internet com seus blogs. O lance deles é simples e liberto. Eles desenham as tiras no modo que querem, com o conteúdo que querem e no tamanho que querem. Enquanto você lê o Nickel Nausea no seu jornal, cara como Dr Pepper, Tironas, Quarto Mundo, Irmão Brain estão produzindo material na internet e de graça.

Mas esse foi o lance duplo dessa jogada, você não tinha o marketing viral apenas da Coca-cola, mas sim de todos esses desenhistas, pois se você quisesse chegar ao final da saga tinha que ler do início ao fim. Minha sorte foi justamente ter começado pelos Irmãos Brain, que é onde a história começa. E vou dizer, que tudo que era possível ser feito para abrir a garrafa foi tentado por esses personagens.

Se eles conseguiram abrir? Como eu disse, vai lá, entra no site, acompanha a estória e depois tu descobre. E o que a Coca-cola ganha com isso? Olha ganhou meu apreço pela valorização do trabalho desses caras. Eles merecem tanto quanto um Maurício de Souza. É produção nacional e de qualidade que a gente não vê no papel, mas sim na tela do computador.

Pra terminar, consegui com o anão e com o castelo de lego. Quem for atrás vai descobrir.

Nenhum comentário: