domingo, 20 de setembro de 2009

Tento entender o Acampamento Farroupilha

Esses dias eu estava me perguntando qual a real finalidade do Acampamento Farroupilha? Veja bem, não sou contra o tradicionalismo regional de nosso Estado, mas realmente não entendo a finalidade do acampamento. Sei que no fim das contas é para honrar as tradições gaúchas e lembrar das batalhas de nosso povo, mas por quê ficar acampado?

Os caras se dão ao trabalho de em alguns momentos tirar uma semana a 10 dias de folga do trabalho para ficar acampado, montar a barraca num ponto estratégico e ficar ali durante esses dias. Ok, isso é bom, acampar é legal, você faz amigos, fica numa instalação precária, mas e ai surge o grande porém, os caras estão acampados no meio da cidade. Tem água, tem luz, tem telefone celular e eles estão, no casod e Caxias do Sul), protegidos por telhados dos pavilhões.

Então me pergunto: Pra quê acampar num lugar que tu vai ter tudo que tem em casa? Se é pra ser um acampamento que honre as tradições, que seja no mato mesmo. Sabe mato, com sapo, aranha, cobra e outras coisas mais. Mas na cidade, pôxa os caras tem até um restaurante ali. Não entendo mesmo. Conheço as tradições e honro elas como eu mesmo disse, mas não entendo o acampamento.

Um amigo meu disse que é pros caras ficarem bebendo e fazendo festa. Tudo bem, mas tem que ter regalias para honrar tradições e aproveitar ao mesmo tempo? Tu vê o cara todo "pilchado" (termo utilizado para a vestimenta tradicional gaúcha) e ele ta lá, com luz, água quente pro banho, sabonete. Será que o General Bento Gonçalves tinha essas coisas? Dúvidei mesmo.

Não sou adepto de acampar, mas se é pra acampar, que seja no mato, no frio, com todos os problemas que podem acontecer. E acontecem. Tem barraca que voa, barraca que entra bicho, mas olha ali, são as dificuldades enfrentadas. Bem eu deixo aqui essa dúvida, qual a real função do Acampamento Farroupilha? Se alguém souber me responder, manda uma resposta por aqui e eu posto em um próximo post. Até lá... acho aquela situação desnecessária.

Nenhum comentário: