sábado, 19 de setembro de 2009

Resenha: Piaf - Um hino ao amor

Piaf é uma cinebriografia que conta a história de Edith Piaf, cantora francesa que começou sua carreira cantando nas ruas da França por esmola. O filme mostra como uma cantora com um incrível dom pode ter sua ascenção e queda. Piaf é trsite e melancólico, como as músicas da cantora, mas ainda assim mostra um lado alegre e divertido, de uma cantora que não tinha medo de jogar a verdade na cara das pessoas. E que quando cantava todos paravam pra ouvir a voz de pardal que encantava sa ruas de Belleville.

O diretor Oliver Dahan deu uma prioridade a vida de Piaf de forma a mostrar a força de cantora não apenas na voz, mas em seu gênio com as pessoas. A cantora conseguia ser fiel e amável com quem a tratava bem e intragável com quem ela não gostava ou quem apenas queria agradá-la. A França mostrada no filme constrata mais com as vielas do filme Perfume - A História de um Assassino, do que a França bonita e alegre de Amelie Poulain. Mas Piaf não é um filme sombrio ele é um filme de certo modoque mescla a elegância das décadas de 1940 e 1950 e a sujeira no submundo francês.

A atriz Marion Cotillard mostra uma excelente desenvoltura como a cantora Piaf. Ela demonstra desde a juventude da jovem estrela, seu brilhantismo com o sucesso nos E.U.A, bem como a decadência da cantora viciada em morfina devido a um reumatismo. Você via desde uma austera Piaf, que se mostrava chique, até a menina inocente que se impressionava com o luxo. Piaf é a história de idas e vindas, como toda a cinebiografia, mas o que impressionava era realmente a voz de Piaf, no caso utilizada a original, sendo apenas dublada pela atriz.

As músicas de Piaf e as histórias de suas canções estão por todo o filme. Desde a infância até o momento de seu maior sucesso com a música Non, Je Ne Regrette Rien. Aliás música que fecha o filme e onde a própria cantora define como sendo um retrato de sua vida. O filme emociona, principalmente em relação a Paif e seus amores. Ele é um filme intenso de uma cantora que gostava do palco e do aplauso, que tinha como determinação fazer aquilo que tinha ganhado, o dom da música e da voz.

Quer conhecer Piaf? Acessa: http://www.youtube.com/watch?v=8YGXsw3XK9I

Após assistir o filme, da vontade de ouvir mais músicas da cantora.

(La Môme)
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Olivier Dahan
Atores: Marion Cotillard , Sylvie Testud , Pascal Greggory , Emmanuelle Seigner , Jean-Paul Rouve
duração: 02h20min

Nenhum comentário: