quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aquecimento global e crise

Vivemos atualmente um período turbulento. O que mais se vê hoje em jornais, telejornais enos veículos de comunicação no geral são os problemas envolvendo a crise monetária mundial e o aquecimento global. Bem convenhamos, às vezes uma crise vem para que a gente se conscientize e a questão do aquecimento global esta ai como uma forma do próprio planeta dizer que não esta suportando mais.


Vamos falar primeiramente sobre a crise. Vamos analisar bem essa questão, ao ser anunciada uma crise, qual a primeira coisa que as empresas fazem? Demissão. Mas isso pode ser considerado um tiro no pé, pois com a demissão acaba havendo uma diminuição na rotatividade monetára. Ou seja, um trabalhador deixa de consumir e deixando de consumir, automaticamente as empresas deixam de produzir. Mas qual é um outro fator que acaba prejudicando? Justamente a falta d eplanejamento por parte dessas empresas. Elas tem medo de diminuir o lucro e por isso demitem.


Uma empresa necessariamente não precisa mostrar que tem um lucro de bilhões para impôr seu respeito, mas sim valorizar seu funcionário que precisa do seu salário mensal para sustentar sua família. E demissões geram cortes desumanos. Imagine um pai de família que tem uma família Algumas empresas conseguiram ajustar isso muito bem. Diminuição de horas e dias parados sem receber é de certa forma mais vantajoso do que um operário que deixa de consumir e o dinheiro de circular.

Quanto a questão do aquecimento global, acho que precisamos criar a consciência de diminuir o uso de carros e materiais considerados poluentes. Porquê ao invés de ir trabalhar de carro, não optar por ir caminhando, mas se o trabalho realmente necessita que a pessoa se desloque de carro, porquê não dar carona. Vejo isso em minha cidade. Carros seguindo um mesmo percurso e com apenas uma pessoa dentro. Um individualismo que prejudica o meio ambiente.

Vou até listar vantagens no caso de dar carona. Primeiro conhecer pessoas e criar vinculos. Você pode conhecer um vizinho que tu nunca conversou ou mesmo um colega de trabalho. Conhecimento, quando se tem uma pessoa ao lado você acaba dividindo o seu conhecimento e a pessoa o dela. Fora um vinculo com pessoas que tu pode vir a conhecer. Isso é bom, isso deveria ser feito todos os dias. Mas existem barreiras a serem vencidas e a maior dela é o medo. Vivemos o caos da violência e as pessoas acabam se escondendo por medo de sofrerem algum tipo de ataque. Conhecemos as pessoas de todo o mundo, menos nosso vizinho.

Vou dar umas dicas de livros que podem auxiliar quanto a conscientização ambiental:

Cara, cadê meu país? - Michael Moore

Stupid White Man - Michael Moore

Uma Verdade Inconveniente - Al Gore

Alguns documentários também são interessantes, inclusive Uma Verdade Inconveniente.

Bem, pra quem lê e não me conhece, caminho 40 minutos até o trabalho, são duas idas e duas voltas. É saudável pois com essas caminhadas passei de 98kg para 75kg e mantenho meu corpo em dia.

Faça a mudança você também e vai se sentir melhor e mais alegre. Utilize uma musiquinha, afinal também é uma ótima companhia.

2 comentários:

Samuel Rodrigues disse...

uhm... uma verdade inconveniente não é do al gore?

(sim, eu odeio pessoas q lêem o txt dos outros e só comentam os erros, mas não pude deixar de falar... =D)

V disse...

Pronto...Ta arrumado...
Sam, tranquilo que prefiro que me corrijam os erros do que deixar eles publicados...