segunda-feira, 1 de junho de 2009

O lado oriental de São Paulo

Ainda pela manhã ficamos em grupo papeando sobre as festas da noite anterior, mas era hora de levantar acampamento e seguir para mais uma visita e o destino era a Liberdade. O bairro mais oriental de São Paulo, aliás, é aqui que esta concentrada a maior comunidade japonesa fora d Japão. Lá a pessoa pode encontrar coisas muito legais, como panelas elétricas de arroz, limpador de ouvido e um monte de tralhas que tu nunca vai precisar até que você conheça.

Tem banca de revista só com publicações orientais. uem souber ler ou quer comparar com algo daqui é interessante. As ruas na Liberdade também tem características orientais e na praça também tinha um brique com esses produtos. Os mercados são especializados em produtos para quem curte as iguarias japonesas, chinesas, coreanas e todas essas.

E característico é ver as pessoas caminhando e falando mandarim. Você não entende nada do que elas dizem e elas não estão nem ai pra você. Numa loja fiquei encantado pelos sabres, queria ter um, mas o valor deles...o mais barato: R$ 190,00. Mas são belos e feitos a mão. Na parte de eletrônicos tem as cafeteiras, máquinas de chá, máquinas de arroz.

Tinha também para quem quisesse levar, um galão de 10 litros de shoyu (escreve assim?) e mais um galão de 10 litros de sake (uuuuhhhhuuuuuu). Baratinho até, R$ 70,00. Bem continuando a volta pela liberdade, chegamos ao retaurante Rong He Massas Chinesas. O local me lembrou o primeiro episódio de Seinfield, onde eles aguardam para serem atendidos num restaurante chinês. Quem não viu procura no youtube que deve ter.

O lugar estava lotado e como diferencial era a preparação das massas, o cozinheiro prepara ela a mão num malabarismo único e quando você percebe a massa esta lá toda em tiras. Tudo a mão. E dá diferença na comida? Isso não sei, mas é legal de ver e a comida de lá é deliciosa. Como desafio era hora do meu malabarismo: comer com os famosos palitinhos. Sofri, suei, briguei com os palitinhos, mas consegui comer utilizando eles. Tudo bem que meu minguinho dói até agora, mas foi bem bom e a comida estava muito boa.

Completei uma semana em São Paulo, vamos dizer que vi e vivi coisas exclentes e que me foram de extrema felicidade. E você que lê esse espaço, o que tem achado? Mais uma semana aqui e vamos ver que aventuras me reservam.

Missão do dia: Parque do Ibirapuera

Nenhum comentário: