quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Por que não sobre quadrinhos?

Outro dia me questionaram: Por que não falo sobre quadrinhos em meu blog? Eles até estão em alguns post sendo comparados com filmes ou em resenhas que fiz pro site Neorama do Marko Adjarick. Entenda sou um amante da Nona Arte, quem me conhece sabe que estou sempre lendo notícias sobre o assunto, que estou comprando livros sobre quadrinhos e lógico HQs. Por isso surge sempre essa dúvida, por que não falo sobre quadrinhos? A resposta é simples. Amor.

Descobri que amo os quadrinhos e leio independente da qualidade que eles possuem. Eu posso estar sem dinheiro, mas dou um jeito de comprar. Por esse motivo não consigo ter um olhar realmente crítico sobre eles. As resenhas que fiz foram uma experiência bem legal, mas me sentia como xingando a namorada que tu tanto ama. É um gostar tanto que não consegue falar mal. Na minha vida se tornou algo tão presente que minha monografia de final de curso trazia um estudo sobre as Charges de Jornal, tirinhas de um quadro só, que esta diariamente em nossas residências.

Por isso que no meu blog me dedico a falar de filmes, livros, notícias do dia-a-dia e um pouco sobre música. Mesmo assim, só comento aquilo que realmente têm algo a acrescentar. Não vai ler aqui uma resenha de filmes como Transformers. Isso que eu assisti o “filme” só pela nostalgia dos anos 1980. Shows, eu acabo citando aqueles que são marcantes, como os que você leu aqui, mas quadrinhos, ou gibi também, é algo que não consigo olhar com um lado tão crítico.

Outro porém, quadrinhos é uma leitura que necessita da criatividade do leitor. Quando você pega uma HQ tem que completar os quadros, seguir a cronologia, ele não é uma arte gratuita, é um trabalho em conjunto. Cito trabalho em conjunto porquê envolve roteirista, desenhista, arte-finalista, colorista, editor e você. De nada adianta ler quadrinhos se você não faz esse trabalho mental. Talvez seja esse o motivo de muita gente ter preconceito com as HQs.

Bem, mas se você quer começar a ler quadrinhos, dou uma dica bem legal. Comece por algo que te atraia, independente do que for, seja história, a arte ou mesmo a cor. O ideal é ler coisas que se identifique, nem que seja histórias da Turma da Mônica ou quem sabe algum mangá. Eu comecei assim, lia HQs de super-heróis por livrar minha mente da realidade e pelo que me acrescentava de conhecimento. Até hoje leio muito material da DC Comics, fora os encadernados que são caros, mas uma boa pedida para colecionar. E mais uma, porque vou ficar falando de quadrinhos aqui se temos sites como o Universohq, Hqmaniacs e Omelete. E se pra quem quiser dar risada sobre essa arte tem blogs como o do Judão e Os Melhores do Mundo entre diversos outros.

Nenhum comentário: