domingo, 21 de dezembro de 2008

A "pequena cidade" de Ana Rech


Na noite deste sábado, 20 de dezembro, o Jornal Nacional apresentou uma matéria sobre os presépios de Ana Rech. Bem como chamada antes do comercial, mostrava imagens dos presépios e estimulava o público a assitir a matéria. A chamada não citava o nome da cidade, mas como dizia que era na Serra Gaúcha, presumia-se que era em Caxias do Sul, no distrito de Ana Rech.


Bem, volta do comercial e então o âncora chama a matéria sobre uma "pequena cidade" no interior da Serra Gaúcha que procurava valorizar os presépios. Espera....espera...espera...."pequena cidade" no interior da Serra Gaúcha. Então não deve ser Ana Rech, só pode ser Flores da Cunha então, pensei comigo. Matéria rolando e ninguém citava o nome da tal cidade. Até que apareceu a passagem da jornalista e o que aparecia nos créditos? Lógico o nome dela e abaixo escrito exatamente assim: Ana Rech, RS.


AAAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Ana Rech conseguiu o que tanto queria, sua municipalização e fez isso em cadeia nacional. Que eu lembre o lugar ainda é distrito de Caxias do Sul e não possui uma administração própria. Tem sub-prefeitura, tem farmácia, posto policial, mercado, tem tudo lá, mas, por lei, ainda é um distrito de Caxias do Sul. Não me entenda mal, não estou xingando o povo de lá que é muito querido e acolhedor, muito menos administrações, mas sim a produção da matéria.


Convenhamos que produção e repórteres poderiam ter se informado um pouco melhor antes de fazer a matéria. E não vamos esquecer que o próprio município tem uma sede da RBS, filiada da Rede Globo aqui no Rio Grande do Sul. Isso mostra um pouco de despreparo dos jornalistas. A matéria estava belíssima e mostrava realmente o empenho dos moradores que dedicam sua vida nessas produções, mas devemos sempre tomar cuidado com nomenclaturas. Eu mesmo já fui vítima desse erro e paguei com um preço caro.


Bem, de resto vá a Ana Rech, veja os belos presépios, aproveite a volta e conheça os morangos hidropônicos e faça algo diferente do seu final de semana. Mas não esqueça que Ana Rech ainda pertence a Caxias do Sul.

Nenhum comentário: