segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Momento cultural e "emocional"...

Como o V sou um apreciador da cultura, gosto de música, leio (quando consigo ter tempo para tal) gosto de filme e gosto de fotografia. Uma coisa garanto, esse final de semana foi de grande cultura e emoção. As pessoas dizem que Caxias do Sul não merecia o título de Capital Brasileira da Cultura. Estão errados, nossa cultura não esta apenas na gastronomia, mas sim, nos outros aspectos também.

Assisti um espetáculo teatral no bairro Pôr-do-Sol no sábado, uma comédia dnominada "O Inspetor Geral", a trama gira em torno da vinda de um inspetor a uma pequena província que se prepara para a recepção desse funcionário de auto-escalão. A trama foi muito bem interpretada por atores de Caxias do Sul, mas o que chamava atenção não eram as roupas extravagantes, nem a pintura carregada, mas sim o público. Crianças, moradores de um bairro de classe baixa, que largaram seu futebol e suas brincadeiras para prestar atenção a trama de Nicolai Gogól.

Não apenas crinaças se divertiam, mas os pais, passantes e a comunidade assistiam aquela modesta apresentação que se utilizava do improviso e poucos instrumentos. É incrível como podemos dizer que não existe cultura, se não a procuramos. Todo o final de semana o Centro de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho tem mostra de fotos e arte, quando não somos apresentados a músicos locais e apresentações fantásticas.

Outro episódio cultural que emocionou o público caxiense foi a apresentação da Orquestra de Sopros no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). O público freqüentador do Parque chegou a se aglomerar em frente a orquestra prestigiando a sua apresentação. Entre marchinhas de carnaval e tangos, mais uma vez o público foi o destaque. Aplaudidos de pé e com pedidos de bis, a orquestra atendeu emocionada o pedido.

O maestro da Universidade de Caxias do Sul, é o mesmo que conduz a Orquestra da OSPA de Porto Alegre. Dançarinos de nossa cidade fazem apresentações por todo o Brasil. Caxias é um cidade que tem sua cultura, só que o público precisa se conscientizar mais para buscar esse tipo de evento. Cultura não é o show da Ivete Sangalo, mas sim o que nós mesmo proporcionamos no quesito pintura, cinema, teatro e música.

E teve balão nos céus, mais um belíssimo espetáculo de cores no meio do azul que predominava nas alturas da cidade.

Por hoje é só, no próximo final de semana tem Festa da Uva e esperamos apresentações culturais de peso.

Um comentário:

Anônimo disse...

é bem isso.
a cultura não está apenas nos palcos dos teatros, mas tb ao ar livre, como a peça de teatro e a apresentação da orquestra.
Brilhantes iniciativas.
basta apenas a criatura que reclama q a cidade n tm cultura, levantar a bunda do sofá e dar uma volta na rua. a gente sempre se surpreende com algo.