Comprovadamente a elite brasileira acredita na mídia. A informação esta no site www.folha.com.br do jornal Folha de S. Paulo. A pesquisa mostra que 87% dos entrevistados preferem recorrer ao jornal como fonte de informação, segundo lugar esta a televisão com 82%, a internet com 52% e por último o rádio 32%.
Sabe-se que em países europeus a leitura de jornal é um hábito da maioria da população. A leitura pode ser feita em casa, no trabalho e no metrô, local onde foi criado um jornal que pode ser lido tranqüilamente durante a viagem. O que espanta é o fato do rádio estar em último lugar, o que causa um certo descrédito sobre esse veículo tão mágico e importante.
O rádio já foi o veículo de comunicação mais utilizado pela população, os programas eram variados, iam desde jornalismo até programas de comédia. Atualmente ele esta renegado, muitos profissionais sentem o desejo de trabalhar em rádio, eu fui um, mas alguns acabam desistindo devido aos baixos salários.
Talvez o que o rádio precise é de uma reinvenção, algo novo, algo que mostre que ele ainda tem seu crédito e seu glamour. E isso não é apenas a rádio AM, mas também a rádio FM. No meio de tantas rádios, poucas são realmente aproveitáveis. As que são voltadas pro público adolescente, se preocupa em tocar a mesma música as tantas vezes que são pagas pra rodar e utilizar programas de debates com linguagem pornográfica e apelativa.
As AMs estão estagnadas no mesmo tipo de programação, notícia, receitas e programas popularescos. Por isso que as novas gerações não ouvem as AMs, ela ainda esta no mesmo estilo de 30, 40 e quem sabe 50 anos atrás. Falta a inteligência no rádio, falta o dinamismo, falta a criatividade de se fazer diferente. Espero que alguém, como gestor claro, crie essa consciência de fazer diferente.
Link da notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u368150.shtml
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Falta principalmente a coragem de ousar no rádio.
A impressão que se tem é que o costume toma conta por medo de errar um modelo criado há várias décadas, ao invés de evoluir e buscar novas formas de atrair a atenção e o interesse dos ouvintes.
eu não acredito nem nesse teu blog.
Mas Dêêê....
Pq não acrdita nem no meu blog???
hahahahaha
São apenas minhas visões de um mundo alucinado.
Hehehehehe
Postar um comentário