quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

População acredita na mídia

Comprovadamente a elite brasileira acredita na mídia. A informação esta no site www.folha.com.br do jornal Folha de S. Paulo. A pesquisa mostra que 87% dos entrevistados preferem recorrer ao jornal como fonte de informação, segundo lugar esta a televisão com 82%, a internet com 52% e por último o rádio 32%.

Sabe-se que em países europeus a leitura de jornal é um hábito da maioria da população. A leitura pode ser feita em casa, no trabalho e no metrô, local onde foi criado um jornal que pode ser lido tranqüilamente durante a viagem. O que espanta é o fato do rádio estar em último lugar, o que causa um certo descrédito sobre esse veículo tão mágico e importante.

O rádio já foi o veículo de comunicação mais utilizado pela população, os programas eram variados, iam desde jornalismo até programas de comédia. Atualmente ele esta renegado, muitos profissionais sentem o desejo de trabalhar em rádio, eu fui um, mas alguns acabam desistindo devido aos baixos salários.

Talvez o que o rádio precise é de uma reinvenção, algo novo, algo que mostre que ele ainda tem seu crédito e seu glamour. E isso não é apenas a rádio AM, mas também a rádio FM. No meio de tantas rádios, poucas são realmente aproveitáveis. As que são voltadas pro público adolescente, se preocupa em tocar a mesma música as tantas vezes que são pagas pra rodar e utilizar programas de debates com linguagem pornográfica e apelativa.

As AMs estão estagnadas no mesmo tipo de programação, notícia, receitas e programas popularescos. Por isso que as novas gerações não ouvem as AMs, ela ainda esta no mesmo estilo de 30, 40 e quem sabe 50 anos atrás. Falta a inteligência no rádio, falta o dinamismo, falta a criatividade de se fazer diferente. Espero que alguém, como gestor claro, crie essa consciência de fazer diferente.

Link da notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u368150.shtml

3 comentários:

Ana Paula Boelter disse...

Falta principalmente a coragem de ousar no rádio.
A impressão que se tem é que o costume toma conta por medo de errar um modelo criado há várias décadas, ao invés de evoluir e buscar novas formas de atrair a atenção e o interesse dos ouvintes.

Dêêê disse...

eu não acredito nem nesse teu blog.

V disse...

Mas Dêêê....
Pq não acrdita nem no meu blog???
hahahahaha
São apenas minhas visões de um mundo alucinado.
Hehehehehe