quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vamos falar de música...e saudosismo.


Hoje joguei no twitter: Alguém lembra de Violeta Pop? Me surpreendi com resposta de colegas bem mais novos do que eu e que conhecem a banda. Ao menos ouviram falar. Depois em conversa com a minha amiga Betta, vocalista da Bipolar, descobri que a banda deu um tempo devido a gravidez da vocalista. Mesmo assim, os outros integrantes montaram uma banda chama Blugs, com um som mais pesado e autoral. Esse pensamento e indagação que surgiu nessa noite de quarta tem um propósito, mostrar que bandas vem e vão, mas poucas sobrevivem e a maioria se transforma.

Tenho quase 30 anos e lembro da minha pré-adolescência onde a banda mais conhecida em Caxias do Sul era a Lucille Band. Era a banda oficial das rádio da cidade. Se você, que está lendo, começou a olhar e dizer: Ppppoooo, vai ficar falando só sobre bandas que já se foram? Releia o título e se não gostou pare por aqui, porque só tende a piorar. A vida é saudosismo. Enfim, lembro dos shows da Lucille, com vocais poderosos do Fernando Costa, Franciele Duarte e Nicole Motin. Miss Liz com Rapha Schüller que hoje está zanzando pelo Estado.

Mas todas esas bandas cresceram, seus integrantes cresceram e amadureceram e por conseqüência esse adepto ouvinte cresceu e amadureceu. Vejo as bandas de hoje Zava, Os Oitavos, Bipolar, Bob Shut e diversas outras surgirem e amadurecerem. E amadurecer não é apenas terminar a banda, mas também buscar algo melhor pra si. Caxias tem uma das mais belas cenas musicais, de pessoas que refletem essa cidade, lutando por seus desejos.

A minha mente divaga, lembro do pessoal da Cabaret Hitch, que eu lembre a única a participar na MTV, graças a uma homenagem a Marina Person. Hoje temos a La Cross com seu baterista que participou do Geleia do Rock do Multishow. Bandas que vieram e foram, mas que marcaram essa cidade.

No futuro, alguém lembrará das bandas de hoje com o mesmo saudosismo que eu encaro as bandas passadas. Isso mostra que uma banda nunca termina realmente, ela vive na memória e no coração de seus fãs e seguidores (não do twitter). Aliás, na minha vivência em Porto Alegre, vi o Rapha Schüller num bar, voltei a pré-adolescência e não consegui nem conversar com o cara. Em meio a #putafaltadesacanagem, rever as bandas do passado e o que foi feito alegra o coração.

Ta, se esse post não lhe agradou, eu avisei, era puro saudosismo, tem Restart tocando em Caxias do Sul, vai lá e compra um ingresso pra assistir ele.

E voce? Lembra da Violeta Pop?

Nenhum comentário: